quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Argumentação no TDA (Pró-UERN)


Oi, pessoas... Segue, para download, o material sobre ARGUMENTAÇÃO para o Texto Dissertativo-Argumentativo, modalidade textual exigida pelo PSV-UERN 2012. Além de técnicas de argumentação e contra-argumentação, o material conta com análise das falácias, aqueles argumentos dos quais precisamos fugir.

Muitos me perguntam sobre o tema. Tenho algumas sugestões. Hoje, coloco aqui uma das propostas... Na próxima semana, atualizarei a minha lista e sugerirei algumas leituras.


Beijos do gordelícia,
Alan Dantas.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Literatura Portuguesa


Amados, segue o material, em slides, sobre a Literatura Portuguesa, nossa mãe (ou não?).


Apenas para degustação, segue, também um trecho de Saramago, em uma de suas prudentes e belas colocações.

Beijo do gordo,
Alan Dantas. (@alanfilosofia)



sábado, 11 de fevereiro de 2012

Aulão INSS

Seguem, para download, os slides do aulão preparatório para o concurso do INSS. (Motivação Concursos)


Abraços e sucesso na prova,
Alan Dantas. (@alanfilosofia)

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A introdução no TDA


Amados... Seguem anexos os slides trabalhados na aula de Redação no Motivação Pré-Vestibular (07/02/2012).
Aprendendo a introduzir bem... :)


Beijo do gordo delícia,
Alan Dantas.

Pressupostos e subentendidos

Amados, seguem os slides acerca de PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS.


"Beijo e me liga... Mais tarde tem balada!"
Alan Dantas.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mineirinho (Clarice Lispector)

Cartaz do filme de Aurélio Teixeira, em 1967
 
Mineirinho, que inspirou o conto de Clarice Lispector, foi mais um desses chamados "bandidos", transformados pela imprensa marrom no inimigo público número um. Para os moradores do morro, Mineirinho era uma versão carioca de Robin Hood. Sua morte com 13 tiros foi noticiada com estardalhaço.
Leiam trecho no Correio da Manhã, em 1º de maio de 1962:"José Rosa de Miranda, o Mineirinho, foi encontrado morto, ontem na Estrada Grajaú-Jacarepaguá, no Rio, com 13 tiros de metralhadora em várias partes do corpo - três deles nas costas e quatro no pescoço - uma medalha de ouro de S. Jorge no peito e Cr$ 3.112 nos bolsos, e sem os seus sapatos marca Sete Vidas, atirados a um canto."
Mineirinho
Clarice Lispector
- Como não amá-lo, se ele viveu até o décimo terceiro tiro o que eu dormia?
- ...essa coisa, que em Mineirinho se tornou punhal, é a mesma que em mim faz com que eu dê água a outro homem, não porque eu tenha água, mas porque, também eu, sei o que é sede;
- Quem não sabe que Mineirinho era criminoso? Mas tenho certeza de que ele se salvou e já entrou no céu”. Respondi-lhe que “mais do que muita gente que não matou”.
É, suponho que é em mim, como um dos representantes do nós, que devo pro­curar por que está doendo a morte de um facínora. E por que é que mais me adianta contar os treze tiros que mataram Mineirinho do que os seus crimes. Perguntei a minha cozinheira o que pensava sobre o assunto. Vi no seu rosto a pequena convulsão de um conflito, o mal-estar de não entender o que se sente, o de precisar trair sensações contraditórias por não saber como harmonizá-las. Fatos irredutíveis, mas revolta irre­dutível também, a violenta compaixão da revolta. Sentir-se dividido na própria perple­xidade diante de não poder esquecer que Mineirinho era perigoso e já matara demais; e no entanto nós o queríamos vivo. A cozinheira se fechou um pouco, vendo-me talvez como a justiça que se vinga. Com alguma raiva de mim, que estava mexendo na sua alma, respondeu fria: “O que eu sinto não serve para se dizer. Quem não sabe que Mineirinho era criminoso? Mas tenho certeza de que ele se salvou e já entrou no céu”. Respondi-lhe que “mais do que muita gente que não matou”.
Por que? No entanto a primeira lei, a que protege corpo e vida insubstituíveis, é a de que não matarás. Ela é a minha maior garantia: assim não me matam, porque eu não quero morrer, e assim não me deixam matar, porque ter matado será a escuridão para mim.
Esta é a lei. Mas há alguma coisa que, se me faz ouvir o primeiro e o segundo tiro com um alívio de segurança, no terceiro me deixa alerta, no quarto desassossegada, o quinto e o sexto me cobrem de vergonha, o sétimo e o oitavo eu ouço com o coração batendo de horror, no nono e no décimo minha boca está trêmula, no décimo primeiro digo em espanto o nome de Deus, no décimo segundo chamo meu irmão. O décimo terceiro tiro me assassina — porque eu sou o outro. Porque eu quero ser o outro.
Essa justiça que vela meu sono, eu a repudio, humilhada por precisar dela. Enquanto isso durmo e falsamente me salvo. Nós, os sonsos essenciais.
Para que minha casa funcione, exijo de mim como primeiro dever que eu seja sonsa, que eu não exerça a minha revolta e o meu amor, guardados. Se eu não for sonsa, minha casa estremece. Eu devo ter esquecido que embaixo da casa está o terreno, o chão onde nova casa poderia ser erguida. Enquanto isso dormimos e falsamente nos salvamos.
Até que treze tiros nos acordam, e com horror digo tarde demais — vinte e oito anos depois que Mineirinho nasceu - que ao homem acuado, que a esse não nos matem. Porque sei que ele é o meu erro. E de uma vida inteira, por Deus, o que se salva às vezes é apenas o erro, e eu sei que não nos salvaremos enquanto nosso erro não nos for precioso. Meu erro é o meu espelho, onde vejo o que em silêncio eu fiz de um homem. Meu erro é o modo como vi a vida se abrir na sua carne e me espantei, e vi a matéria de vida, placenta e sangue, a lama viva.
Em Mineirinho se rebentou o meu modo de viver. Como não amá-lo, se ele viveu até o décimo-terceiro tiro o que eu dormia? Sua assustada violência. Sua violência inocente — não nas conseqüências, mas em si inocente como a de um filho de quem o pai não tomou conta.
Tudo o que nele foi violência é em nós furtivo, e um evita o olhar do outro para não corrermos o risco de nos entendermos. Para que a casa não estre­meça.
A violência rebentada em Mineirinho que só outra mão de homem, a mão da esperança, pousando sobre sua cabeça aturdida e doente, poderia aplacar e fazer com que seus olhos surpreendidos se erguessem e enfim se enchessem de lágrimas. Só depois que um homem é encontrado inerte no chão, sem o gorro e sem os sapatos, vejo que esqueci de lhe ter dito: também eu.
Eu não quero esta casa. Quero uma justiça que tivesse dado chance a uma coisa pura e cheia de desamparo em Mineirinho — essa coisa que move montanhas e é a mesma que o fez gostar “feito doido” de uma mulher, e a mesma que o levou a passar por porta tão estreita que dilacera a nudez; é uma coisa que em nós é tão intensa e límpida como uma grama perigosa de radium, essa coisa é um grão de vida que se for pisado se transforma em algo ameaçador — em amor pisado; essa coisa, que em Mineirinho se tornou punhal, é a mesma que em mim faz com que eu dê água a outro homem, não porque eu tenha água, mas porque, também eu, sei o que é sede; e também eu, que não me perdi, experimentei a perdição.
A justiça prévia, essa não me envergonharia. Já era tempo de, com ironia ou não, sermos mais divinos; se adivinhamos o que seria a bondade de Deus é porque adivinhamos em nós a bondade, aquela que vê o homem antes de ele ser um doente do crime. Continuo, porém, espe­rando que Deus seja o pai, quando sei que um homem pode ser o pai de outro homem.
E continuo a morar na casa fraca. Essa casa, cuja porta protetora eu tranco tão bem, essa casa não resistirá à primeira ventania que fará voar pelos ares uma porta tran­cada. Mas ela está de pé, e Mineirinho viveu por mim a raiva, enquanto eu tive calma.
Foi fuzilado na sua força desorientada, enquanto um deus fabricado no último instante abençoa às pressas a minha maldade organizada e a minha justiça estupidificada: o que sustenta as paredes de minha casa é a certeza de que sempre me justificarei, meus amigos não me justificarão, mas meus inimigos que são os meus cúmplices, esses me cumprimentarão; o que me sustenta é saber que sempre fabricarei um deus à imagem do que eu precisar para dormir tranqüila e que outros furtivamente fingirão que esta­mos todos certos e que nada há a fazer.
Tudo isso, sim, pois somos os sonsos essenciais, baluartes de alguma coisa. E sobretudo procurar não entender.
Porque quem entende desorganiza. Há alguma coisa em nós que desorganizaria tudo — uma coisa que entende. Essa coisa que fica muda diante do homem sem o gorro e sem os sapatos, e para tê-los ele roubou e matou; e fica muda diante do São Jorge de ouro e diamantes. Essa alguma coisa muito séria em mim fica ainda mais séria diante do homem metralhado. Essa alguma coisa é o assassino em mim? Não, é desespero em nós. Feito doidos, nós o conhecemos, a esse homem morto onde a grama de radium se incendiara. Mas só feito doidos, e não como sonsos, o conhecemos. É como doido que entro pela vida que tantas vezes não tem porta, e como doido com­preendo o que é perigoso compreender, e só como doido é que sinto o amor profundo, aquele que se confirma quando vejo que o radium se irradiará de qualquer modo, se não for pela confiança, pela esperança e pelo amor, então miseravelmente pela doente coragem de destruição. Se eu não fosse doido, eu seria oitocentos policiais com oitocentas metralhadoras, e esta seria a minha honorabilidade.
Até que viesse uma justiça um pouco mais doida. Uma que levasse em conta que todos temos que falar por um homem que se desesperou porque neste a fala humana já falhou, ele já é tão mudo que só o bruto grito desarticulado serve de sinalização.
Uma justiça prévia que se lembrasse de que nossa grande luta é a do medo, e que um homem que mata muito é porque teve muito medo. Sobretudo uma justiça que se olhasse a si própria, e que visse que nós todos, lama viva, somos escuros, e por isso nem mesmo a maldade de um homem pode ser entregue à maldade de outro homem: para que este não possa cometer livre e aprovadamente um crime de fuzilamento.
Uma justiça que não se esqueça de que nós todos somos perigosos, e que na hora em que o justiceiro mata, ele não está mais nos protegendo nem querendo eliminar um criminoso, ele está cometendo o seu crime particular, um longamente guardado. Na hora de matar um criminoso - nesse instante está sendo morto um inocente. Não, não é que eu queira o sublime, nem as coisas que foram se tornando as palavras que me fazem dormir tranqüila, mistura de perdão, de caridade vaga, nós que nos refugiamos no abstrato.
O que eu quero é muito mais áspero e mais difícil: quero o terreno.

Livro Para não esquecer. São Paulo: Ática, 1979, p. 101 - 103.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Poema "Meu fim"

Ainda vivo os cárceres deste amor...
Navego em pulos d'água ribeirinha
Bebo o ópio que me engana e fortalece
Conto às paredes a dor da saudade minha


Crio rimas por temer além-padrões
E sou o contrário do que as letras
 me exigem
Sou bobo da corte, mendigo esquecido
Que guardou sua moeda bordada em fuligem


Não tenho saída, meu amor é uma certeza
E fui entregue ao castigo do poeta
Sua lembrança dói, seu cheiro, seu calor
E me sufocam na escuridão quieta


Sou a lama que seus pés espalham
E se perde na avenida dos loucos
Sou a gota de álcool que falta
Para a terrível tragédia dos outros


Alan Dantas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Obras realistas para Download - Machado de Assis

Amados alunos...

Depois de nossas deliciosas aulas de Literatura que ocorreram hoje pela manhã, disponibilizo aqui algumas das obras do grande Machado de Assis... 

A dica é aquela: leia-os, com base no que estudamos em sala. Tentem perceber o impacto que essas obras causaram aos homens de seu tempo e o rebuliço que a leitura proporcionava nas rodas de conversa... Pós-leitura, faremos o mesmo em nossas aulas.


Um beijo do tio,
Alan Dantas.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Charge para reflexão... e produção!

Aula no Extensivo - Motivação


Amados... Voltamos com o blog e as suas devidas atualizações.
Ontem, foi o meu primeiro dia de aula no Motivação Pré-Vestibular em 2012. E o resultado da aula foi uma alegria só! Que turma lindaaaa!!! 
Conforme prometido, seguem os slides trabalhados na aula de Língua Portuguesa, como também o TD de Redação, com os últimos temas trabalhados na UERN e os critérios de correção da prova.

Arrasem!


Beijos do tio,
Alan Dantas.