segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Estar ou está?

Dúvida do amigo blogueiro Samuel Jr.

Mais uma das dificuldades apresentadas, especialmente, na escrita. Como uso o bendito está? E o estar? Incorrer nesse tipo de erro significa uma tremenda mancada linguística. Tratemos de mudar essa situação!

ESTÁ - Verbo "estar" na 3ª pessoa do singular. (Ele/ela)
Utilizo quando quero conjugar o verbo (atribuído ao sujeito), significando estado, localização ou ainda aliado a algum outro verbo no gerúndio (-NDO) ou no particípio (-DO, -TO).
Ex.: Ígor está cansado de dar... recados.
      Neste momento, Ítalo está em apuros.
      Ela está aqui desde segunda-feira.
      Ele está caminhando pela casa feito um louco.
      Tudo está consumado!

Obs.: Definitivamente, eu não sou bom em exemplos... Tsc, tsc!

ESTAR - Verbo no infinitivo (forma original do verbo, com terminação em R).
Utilizo quando refiro-me a "estar" enquanto "algo" ou ainda ligado a um verbo conjugado sem infinitivo, gerúndio ou particípio).
Ex.: Estar em casa é maravilhoso. (Aqui também significa localização, mas não está conjugado, não se liga diretamente a um sujeito.)
       Preciso estar no colégio amanhã cedinho.
* Também uso antecedido pela preposição POR.
Ex.: Fico feliz por estar aqui.
De maneira geral, é isso... Mas o que nos faz não errar mais é o uso contínuo. Então, leiamos sempre e escrevamos também! Nem que seja um bilhetinho carinhoso para a pessoa amada... (Tá, tô carente!)

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Proposta de Redação nº2

Mais uma proposta para produção textual. Aqueles que desejarem escrever e receber análise do texto deverão enviar a produção para o correio eletrônico alaneufreire@gmail.com .

Proposta de Redação - FUVEST 2011


Texto 1
Um grandioso e raro espetáculo da natureza está em cena no Rio de Janeiro. Trata-se da floração de palmeiras Corypha umbraculifera, ou palma talipot, no Aterro do Flamengo.
Trazidas do Sri Lanka pelo paisagista Roberto Burle Marx, elas
florescem uma única vez na vida, cerca de cinquenta anos depois de plantadas. Em seguida, iniciam um longo processo de morte, período em que produzem cerca de uma tonelada de sementes.
http://veja.abril.com.br, 09/12/2009. Adaptado.

Texto 2
Quando Roberto Burle Marx plantou a palma talipot, um visitante teria comentado: “Como elas levam tanto
tempo para florir, o senhor não estará mais aqui para ver”. O paisagista, então com mais de 50 anos, teria dito:
“Assim como alguém plantou para que eu pudesse ver, estou plantando para que outros também possam
contemplar”.
http://www.abap.org.br. Paisagem Escrita. nº 131, 10/11/2009. Adaptado.

Texto 3
Onde não há pensamento a longo prazo, dificilmente pode haver um senso de destino compartilhado, um
sentimento de irmandade, um impulso de cerrar fileiras, ficar ombro a ombro ou marchar no mesmo passo. A solidariedade tem pouca chance de brotar e fincar raízes. Os relacionamentos destacam-se sobretudo pela fragilidade e pela superficialidade.
Z. Bauman. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. Adaptado.

Texto 4
A cultura do sacrifício está morta. Deixamos de nos reconhecer na obrigação de viver em nome de qualquer
coisa que não nós mesmos.
G. Lipovetsky, cit. por Z. Bauman, em A arte da vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

Como mostram os textos 1 e 2, a imagem de abnegação fornecida pela palma talipot, que, de certo modo, “sacrifica” a própria vida para criar novas vidas, é reforçada pelo altruísmo* de Roberto Burle Marx, que a plantou, não para seu próprio proveito, mas para o dos outros. Em contraposição, o mundo atual teria escolhido o caminho oposto.
Com base nas ideias e sugestões presentes na imagem e nos textos aqui reunidos, redija uma dissertação argumentativa, em prosa, sobre o seguinte tema:

O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?

*Altruísmo = s.m. Tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro.
Dicionário Houaiss da língua portuguesa, 2009.

Instruções:
Lembre-se de que sua redação deve obedecer à norma-padrão da Língua Portuguesa.
A redação deve ter entre 20 e 30 linhas.
Dê um título à sua redação.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Gramática de Bolso - Dúvidas e mitos cotidianos

Olá... Mais algumas dicas de gramática de bolso. Esta tem uma intenção especial: quebrar alguns mitos corriqueiros dentro da Língua.

Vamos lá!


1. A PARTIR é sempre separado! Não existe essa de "apartir".
Ex.: Estudarei português a partir de hoje.

2. DVD não tem plural. Siglas não possuem plural. Então, o correto é:
Comprei dois DVD.
O uso do apóstrofo + s também não se configura um grave erro. Na fala, em que não nos preocupamos tanto com a formalidade linguística, esse uso pode acontecer. Mas lembremos: estaremos, assim, usando uma linguagem informal, coloquial.

3. CESSÃO/SESSÃO/SEÇÃO
Cessão: ato de ceder... Ex.: Fiz a cessão de roupas para o asilo.
Sessão: ligado à espetáculo ou apresentação. Ex.: A sessão de comunicações orais acontecerá pela manhã.
Seção: parte, localização. Ex.: Os chocolates encontram-se na seção II.
IMPORTANTÍSSIMO
- TIO ALANNNN... E CESSÃO também é o ato de CESSAR, ACABAR?
- NÃO! Para o ato de cessar, terminar, acabar, utilizamos o substantivo CESSAÇÃO.

4. MIM ou EU?
- Antes de verbo no infinitivo, sempre EU.
E o que é infinitivo? Trata-se do verbo em sua forma originar, terminando sempre em AR, ER, IR ou OR.
E o UR? Não temos verbos terminando assim. Talvez na Rússia, sim. Aqui, não.
Veja o exemplo.
Ex.: Disposição é importante para eu fazer o planejamento das atividades. (Nunca para mim fazer...)
- MIM será utilizado em dois casos.
a) No final das frases. Ex.: Você é importante para mim.
b) Indicando opinião ou coisa à parte, seguido por vírgula.
Ex.: Para mim, realizar exercícios é essencial. (Mentira!)
Ex.: A mim, cabe a necessidade da alimentação. (Verdade!)

É isso, meu povo! Estarei atento às sugestões e aos pedidos.

Beijo grande do tio.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A fim ou afim?

Dúvida do amigo Cleyton Medeiros.

Dúvida que inquieta os jovens na hora de paquerar (essa palavra ainda se usa?). A solução é a seguinte.

A FIM - separado, significa "com o objetivo de", "finalidade", "vontade".
Ex.: Estou a fim de comprar novas bermudas.
Também podemos usá-la quando queremos alguém ou algo.
Ex.: Estou a fim de você. Estou a fim de uma praia.

AFIM - junto, significa "afinidade" ou "parentesco" ou "adeptos". Aqui também pode ser usado no plural.
Ex.: Nós dois somos almas afins. Os dois possuem interesses afins. Este é um caso afim.

Para namorar, paquerar, flertar... seja lá o que for, use A FIM DE. Para casar, use almas AFINS. Boa sorte!

Vou nessa... Estou a fim do twitter.

Texto do aluno DAVI NICOLAS

Curiosidade

Por mais de 50 anos, vivemos felizes com TVs gigantes, vinil e alugando filmes em VHS. E o mais incrível é que NUNCA reclamávamos da qualidade de áudio, vídeo...
Mas, aí, a indústria consumista implanta em nossas cabeças que precisamos de algo novo e começa a dizer que estamos ultrapassados. Não passa de um golpe sujo de marketing para aderirmos à nova sensação e, muitas vezes, comprarmos o mesmo material que já possuímos em casa – pelo simples fato de que a moda agora é isso ou aquilo.
            Você sabia que um VHS pode durar em média, 30 anos*? E que um DVD, em média, 15 anos? Embora a qualidade na imagem e no áudio do DVD seja superior, ele se torna algo mais frágil e descartável. Graças ao fator durabilidade, a indústria viu uma nova maneira de ganhar mais, enquanto pessoas comuns, iludidas, aderem à moda.

* Depende de alguns fatores. O ponto fraco do VHS são bactérias e mofos que aderem fácil ao carretel (uma parte branca encrustada). Rebobinando-as de 3 em 3 meses e fazendo um trabalho de limpeza, suas gravações estarão salvas por anos a fio.

Davi Nicolas (@DaviOuten)


Davi Nicolas (Aluno da 3ª série do Ensino Médio do ENSV, inteligentíssimo e internacional.)

Redação - Motivação - Aula 01

Amados alunos, segue o material em slides trabalhado no Motivação no dia 22.02.2011.

Clique aqui para conferir a aula sobre PARÁGRAFO

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Nota de Falecimento


 
É uma tremenda aula de criatividade e bom humor, por sinal, com acentuada inteligência.
A conseqüência é uma agradável leitura. Texto enviado ao meu e-mail pela querida Ir. Judith Farias.
 

Despedida do TREMA
 

          Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüentas anos. Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu simplesmente tô fora. Fui expulso pra sempre do dicionário. Seus ingratos! Isso é uma delinqüência de lingüistas
grandiloqüentes!...
         O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio... A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. Os dois pontos disse que sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé. Até o cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C cagão que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E
também tem aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, fazendo um bico de reticências, mas ele negou, sempre encerrando logo todas as discussões. Será que se deixar um topete moicano posso me passar por aspas?... A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros, é o K e o W, "Kkk" pra cá, "www" pra lá.  Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que aliás, deveria se chamar TÜITER. Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências! Chega de piadinhas dizendo que estou "tremendo" de medo. Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto
durou. Vou para o  alemão, lá eles adoram os tremas. E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar!...
          Nós nos veremos nos livros antigos. saio da língua para entrar na história.
          Adeus, seu antigo amigo
          Trema.

Acordo Ortográfico

Medo do Acordo? Coisa simples de resolver...


Segue o link para os slides preparados para esta aula.

Clique aqui para fazer o download dos slides - ACORDO ORTOGRÁFICO

Material LP - 2ª série - Gabarito

CLIQUE AQUI ---> Lista de Exercícios - 2ª série - ENSV - Gabarito

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Esta ou Essa? Este ou Esse? E aqueles?

Sugestão de um dos alunos mais criativos e talentosos que tenho... Jean Lps.

Esta (ou essa?) é uma dúvida que vive perturbando a cabeça dos meus alunos... Que sempre me perguntam, afobados, o que usar! Vamos tentar resolver esse (ou este?) probleminha!



ESTE/ ESTA/ ISTO
- Utilizo tais pronomes quando o objeto a que faço referência está próximo de mim, o falante.
Ex.: Esta camisa que comprei é do Mengão. (Certíssimo!)
       Este livro que trago em minhas mãos é do Saramago. (Boa escolha!)
       Isto que vesti é um excelente exemplar da Colcci. (Caro, porém, bem usado!)
- Quando fazemos referência a coisas que não são objetos, no discurso, os ESTE/ESTA/ISTO são utilizados como recurso de Catáfora (quando fazemos referência a algo que ainda não citamos).
Ex.: Vou fazer estas coisas: dormir e tuitar (ou twittar).

ESSE/ ESSA / ISSO
- Utilizo esses pronomes quando o objeto a que faço referência está próxima da pessoa com quem falo, meu interlocutor.
Ex.: Por que não tira esse boné, Judhar? (Não tem quem faça...)
       Esse sono todinho vem de onde, hein, Gianluca? (Melhor não comentar!)
       Que marmota é essa, Clézio? Isso é sua letra? (Não, é uma inscrição egipcia mesmo!)
- Ao fazer referências no discurso, o grupo ESSE/ESSA/ISSO funciona como recurso de Anáfora (referência a algo que já foi citado).
Ex.: Lecionar e dar bronca em alunos. Sou feliz com essa minha sina.

E AQUELE/AQUELA/AQUILO?
- Quando estiver longe!
Ex.: Lembra daquilo que lhe falei ontem?
      - O que é aquilo no bebedouro? - Sei não, acho que é Adriano.

E NO TEMPO???
- Para presente, use ESTE/ESTA/ISTO.
Ex.: Neste ano de 2011, vivo alegrias gozantes. (Muita calma...)
- Para passado recente ou futuro próximo, use ESSE/ESSA/ISSO
Ex.: Nesses dias, vou a Natal. (E ao cinema, vale salientar.)
- Para passado ou futuro remotos, use AQUELE/AQUELA/AQUILO.
Ex.: Naquele ano de 2000, concluí o Ensino Médio. (Não faz tanto tempo assim...)
       2050 será um tempo de guerra. Naquele ano, viveremos dias difíceis. (Tomara Deus que não!)

Pronto! Dúvidas solucionadas! Espero que ESSES problemas não perturbem mais sua alma indigesta com a Língua.

Lista de exercícios - LP2 - 3ª série EM

Segue, para download, a lista de exercícios aplicada no Pré do ENSV. Logo abaixo, o gabarito.

BAIXE AQUI A LISTA DE EXERCÍCIOS

GABARITO

Funções da Linguagem
1. Referencial
2. Fática
3. Emotiva
4. Conativa
5. Poética
6. Emotiva
7. Metalinguística
8. Emotiva
9. Conativa / Referencial
10. Fática
11. b, d, f.

Processo de formação de palavras e Interpretação textual
1. c
2. b
3. b
4. d
5. b
6. c
7. e
8. a
9. b
10. c
11. e
12. a
13. e
14. b
15. b
16. O processo de escravização no trabalho, dado pelo uso da terra sem o seu justo aproveitamento.
17. alevantarão e fugirão - levantaram e fugiram
18. fossem e haveria

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Gramática de Bolso

Ou ainda, gramática de uso, como costumamos falar no Ensino da Língua...
Seguem, aqui, algumas dicas rápidas para dúvidas que podem nos trazer preocupações no trato da linguagem.



MAS ou MAIS? (A pedido da internauta e amiga Nadja Dantas)
- O uso do MAS (sem o I) será utilizado SEMPRE que você puder substitui-lo por PORÉM, NO ENTANTO ou ENTRETANTO. Assim como o MAS, essas são conjunções que geram sentido de oposição, adversidade.
Ex.: Fui torcer pelo Assú, mas tive que encarar a derrota.
- Já quanto ao MAIS, este significa ADIÇÃO e INTENSIDADE.
Ex.: Preciso de mais coragem e fé para torcer pelo meu Camaleão.

MAL ou MAU? (A pedido do internauta Bruno Paz)
Esta é simples... Mal (com L) é contrário de BEM. Mau (com U) é contrário de BOM.
Ex.: Passei mal com seu estresse. / Passei bem com sua alegria.
       Seu mau humor me deixou triste. / Seu bom humor me anima.

ACERCA ou A CERCA? (A pedido da internauta Marília Bezerra)
Outra bem simples...
ACERCA (junto) é usado quando você pode substitui-lo por sobre e sempre é acompanhado pela preposição de.
Ex.: Falarei acerca de minha pesquisa. / Falarei sobre minha pesquisa.
A CERCA (separado) se dá quando queremos falar de cercado, barreira, muro.
Ex.: A cerca do curral continua em ótimo estado. / A cerca é essencial para vedar nosso terreno.

Aguardo contribuições, sugestões ou reclamações. Fique à vontade! Com cuidado, é claro... Sem ambiguidades!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Santa e grave crase!


Um dos assuntos que mais amedronta os falantes e, especialmente, os escreventes de Língua Portuguesa está na CRASE. Tratemos de elucidar alguns detalhes:

1º) O nome do acento é GRAVE, o que não é motivo pra nos desesperarmos... Crase é apenas o fenômeno linguístico.

2º) Trata-se de uma contração da preposição a + artigo a. Ou ainda preposição a + pronomes aquele, aquela ou aquilo. Pra vencer a batalha, faça trocas... Quando conseguir substituir a contração por outra preposição mais a presença do artigo, tome-lhe acento. Veja o exemplo:
Ex.: Fui À praia neste fim de semana.
       Fui PARA A praia neste fim de semana.
Como há preposição mais artigo, ponha o acento grave no A.
A (preposição) + A (artigo) = À
PARA (preposição) + A (artigo) = A

3º) A pronúncia é de um simples A. Sem essa de ficar repetindo pra lembrar da contração. Falo isso, ou melhor, escrevo porque alguns alunos caem no vício de pronunciar os dois a's. Áí fica triste:
Ex.: Fui A A praia.
Lê-se tranquilamente "Fui a praia".
A repetição do A na pronúncia me provoca sensações estranhas. Gagueira, trombose ou algo do tipo.

Está dito! Boa linguagem a todos!

Proposta de Redação nº1

Nordestinos são alvos de xenofobia por sulistas


Mayara Petruso e a xenofobia no Twitter
Uma estudante do curso de Direito usou o seu perfil no microblog twitter (@mayarapetruso) e do Facebook para expressar ódio e preconceitos contra a população nordestina que deu vitória esmagadora a candidata petista Dilma Roussef. A universitária, após cometer o crime, deletou horas depois os dois perfis e foi responsável por espalhar ódio e preconceito. Mesmo assim, usuários revoltados conseguiram registrar as imagens que exaltam a revolta da jovem da classe média paulista.
A lamentável expressão da universitária Mayara Petruso deu origem a uma verdadeira revolta na madrugada desta quinta-feira nas redes sociais e foi responsável para que outros usuários também difundissem outras palavras ofensivas aos nordestinos.
A sulista Mayara Petruso escreveu no twitter: "Nordestino não é gente, faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!". No Facebook, a paulista escreveu: "AFUNDA BRASIL. Deem direito de voto pros nordestinos e afundem o país de quem trabalha pra sustentar os vagabundos que fazem filhos pra ganhar o bolsa 171.”, citou a acadêmica que, possivelmente, deverá responder por crime virtual e atos preconceituosos.
Ainda cedo, preconceitos contra nordestinos no Twitter chegam ao top nos TT's BR. O que chama a atenção de tudo isso é que o ato partiu de uma estudante de Direito que, possivelmente, tenha conhecimento das leis brasileiras. É certo que a mesma sabe também que provavelmente a sua pena será apenas pagamento de cestas básicas, se chegar a ser condenada.

Diante da leitura do texto acima e de acordo com seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre A XENOFOBIA NO BRASIL NO SÉCULO XXI: NORDESTE X SUL.
Seu texto deverá conter entre 20 e 30 linhas e ser escrito seguindo as normas-padrão da Língua.
Dê um título ao seu texto.
DESAFIO: Durante o texto, tente explicar as razões de tal xenofobia.